segunda-feira, 31 de outubro de 2011

handebol feminino prolonga hegemonia; masculino decepciona mais uma vez.

As Seleções Brasileiras masculina e feminina de handebol viveram momentos distintos nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Enquanto as mulheres conquistaram o tetracampeonato, os homens frustraram e sucumbiram na decisão contra a arquirrival Argentina. Com isso, viram os vizinhos sul-americanos garantirem vaga na Olimpíada de Londres em 2012.  
"Pela história, nossa trajetória no Pan deixava acreditar que ganharíamos da Argentina, estávamos bem acima deles. Foi a melhor preparação da história do handebol brasileiro, estou decepcionado", afirmou Manoel Luiz Oliveira, presidente da CBHb (Confederação Brasileira de Handebol), logo após o revés em solo mexicano.
Pela terceira edição consecutiva, Brasil e Argentina se encontraram na final masculina de handebol dos Jogos Pan-Americanos. Mas, diferentemente do que aconteceu em 2003 e 2007, os argentinos deram o troco e venceram por 26 a 23, deixando o Brasil sem o tricampeonato e sem a vaga para a Olimpíada de Londres, dedicada apenas à equipe que faturasse o título continental. 
Com a medalha de prata no Pan, o Brasil perdeu a chance de conquistar o tricampeonato no torneio e irá disputar uma vaga na Olimpíada de Londres contra Espanha, Islândia, e mais um país ainda indefinido. Os argentinos, por sua vez, se garantem ao lado de Grã-Bretanha, França e Coreia do Sul.
Já a equipe feminina, além da medalha de ouro, ainda se classificou para a Olimpíada de Londres 2012, ao vencer a Argentina na decisão por 33 a 15. Com isso, as meninas do handebol brasileiro se sagraram tetracampeãs pan-americanas e ainda carimbaram o passaporte para o evento inglês.
A vitória na decisão coroou uma campanha impecável das brasileiras em Guadalajara. Antes, a equipe passou sem dificuldades por Estados Unidos (50 a 10), Uruguai (43 a 15), República Dominicana (32 a 18) e México (43 a 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário