terça-feira, 23 de agosto de 2011

Intermed 2011 - Santa Rita do Passa Quatro

Evento esportivo que reúne milhares de estudantes universitários 

A Intermed é sem dúvidas uma das mais tradicionais competições disputadas por faculdades paulistas, e tem a fama de ser também a de maior qualidade esportiva.
Sua primeira edição ocorreu em 1966 e, desde então, Escola Paulista de Medicina, Medicina Pinheiros e Santa Casa disputam a hegemonia no torneio.

O torneio entre faculdades de Medicina é um dos poucos inters que tem esta seletiva. As duas faculdades de pior desempenho na Intermed disputam a Pré-Intermed no ano seguinte com outras candidatas à classificação, e as duas melhores participam da Intermed no segundo semestre.

Por exemplo, se uma faculdade é rebaixada em 2011, tem que disputar o Pré-Intermed, que ocorre no primeiro semestre, para tentar a classificação à Intermed de 2012. São 2 universidades que "caem" por temporada, e duas que sobem por meio da seletiva.


Ao contrário dos outros campeonatos de carreira, a Intermed dura mais de quatro dias. A competição é sempre realizada na Semana da Pátria, com duração de 9 dias, estendendo-se até o fim de semana seguinte ao feriado. Em 2010, o título ficou com a Medicina USP/Pinheiros.

Modalidades: Basquete Feminino, Basquete Masculino, Beisebol, Futebol de Campo, Futsal Feminino, Futsal Masculino, Handebol Feminino, Handebol Masculino, Judô, Tênis de Campo Feminino, Tênis de Campo Masculino, Tênis de Mesa Feminino, Tênis de Mesa Masculino, Vôlei Feminino, Vôlei Masculino.

O Diretor de Turismo de Santa Rita do Passa Quatro valoriza incentivo ao esporte


A realização de um inter também gera vantagens para a sua cidade anfitriã. Jeferson Baston Lioni , diretor de Turismo de Santa Rita do Passa Quatro, cidade-sede da Intermed 2010, falou sobre a expectativa de receber os jogos na cidade mais uma vez, os prós e os contras de sediar um evento deste porte. 

“Nossa população de 25 mil pessoas deve aumentar para 30 mil durante o período”, disse o diretor. Segundo Jeferson, o impacto positivo da Intermed para a cidade passa por diversos campos. “A importância é o incentivo ao esporte. Além disso movimentamos o comércio do município, com alimentação, hospedagem. A cidade ganha capacitação para o Turismo”.

O diretor estima que a cidade arrecade cerca de R$ 2,5 milhões durante a competição. “Por baixo. É uma injeção de dinheiro”. Para ser acolhida na cidade, as faculdades que participam do evento investem em equipamentos para as escolas onde ficarão.
A infra-estrutura do campeonato é composta por quatro centros esportivos, “todos nas medidas de segurança da Federação e de acordo com os requisitos de segurança”. A cidade contará também com reforço no policiamento e alteração nos horários da coleta de lixo. Quando perguntado se há algum impacto negativo na cidade, Jeferson releva. “São quase dez dias de festa, então tem um pouco de excesso de barulho, álcool e congestionamentos. Mas o incentivo ao esporte, o movimento no comércio e a capacitação turística proporcionada compensam”, definiu o diretor de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário